Blog da Editora Dialética

Priscilla Pinzetta lança livro sobre cegueira adquirida

Priscilla Pinzetta/Foto: Arquivo pessoal.

A reabilitação e a inclusão de pessoas com deficiência visual são questões fundamentais para garantir sua plena participação na sociedade. O livro “Percepções de alunos com cegueira adquirida: um estudo de caso”, escrito pela autora Priscilla Pinzetta, aborda essas temáticas essenciais.

A obra visa compreender a reabilitação dos alunos com cegueira adquirida durante o processo de reabilitação, especialmente em relação à sua experiência na sala de recursos de Deficiência Visual.

Priscilla conta que ter trabalhado por 12 anos em sala de Recursos de Deficiência Visual, atendendo alunos com cegueira e baixa visão, foi a sua principal motivação para seguir com a pesquisa na área.

“O desejo de aprofundar o conhecimento nessa área foi surgindo com o passar dos anos, em virtude de observações e indagações que foram emergindo da experiência do trabalho docente realizado com os alunos”, disse a professora.

Alunos que participaram da pesquisa que resultou no livro/Foto: Arquivo pessoal

Quando uma pessoa perde a visão em qualquer fase de sua vida, é necessário um cuidadoso processo de reabilitação para que ela possa se readaptar e com o tempo retomar suas atividades.

“Um dos principais aspectos no trabalho com os alunos cegos é a reinserção na sociedade”, pontuou Priscilla.

Essa reinserção requer o desenvolvimento de habilidades específicas e o acesso a recursos adequados, a fim de superar as barreiras impostas pela deficiência visual.

Nesse contexto, a inclusão social é uma meta fundamental, que busca garantir para essas pessoas uma participação plena na sociedade, exercendo seus direitos e garantido suas habilidades, que é o que a sala de recursos para pessoas com deficiência visual propõe e o que a pesquisadora Priscilla aborda em sua obra.  

A pesquisa de mestrado
O livro de Priscilla Pinzetta emerge de sua pesquisa de mestrado, na qual ela se aprofundou na compreensão da experiência dos alunos com cegueira adquirida no processo de reabilitação.

A obra retrata o trabalho que, na sua essência, resulta da convivência cotidiana com um grupo de pessoas cegas para compreender a subjetividade dessas pessoas, principalmente o impacto causado pela perda da visão, e também suas necessidades.

“O livro deixa registrado a importância do trabalho de reabilitação com os alunos com cegueira adquirida no Município de Diadema”, explicou a autora.

A autora utilizou a metodologia de estudo de caso para investigar a reabilitação desses alunos, concentrando-se especificamente na sala de recursos de Deficiência Visual.

Segunda a pesquisadora, o propósito da obra é mostrar quais são as percepções, subjetivas ou objetivas, de pessoas com cegueira adquirida, isto é, que perderam o sentido da visão em algum momento de suas vidas.

“O livro tem o propósito de acrescentar um pouco de luz aos olhos daqueles que podem fazer um pouco ou muito para aqueles que vivem sem a capacidade de enxergar a luz”, acrescentou ela.

Resultados e discussão
A pesquisa revela uma série de experiências dos alunos com cegueira adquirida durante o processo de reabilitação. Priscilla Pinzetta analisa essas experiências em profundidade, discutindo aspectos como a importância da autonomia, o acesso a recursos de apoio, o papel dos profissionais de reabilitação e a interação com os colegas de classe. A autora também explora os desafios enfrentados pelos alunos nesse processo e as estratégias adotadas para superá-los.

“A inclusão é um processo de grande importância, pois se pensarmos que a pouco tempo atrás os alunos com deficiência eram excluídos ou segregados em instituições especializadas e a partir da declaração de Salamanca de 1994 esses alunos começaram a ser incluídos no ensino regular. Não esquecendo que a educação é um direito de todos”, enfatizou a pesquisadora.

Implicações práticas
Com base nos achados de sua pesquisa, Priscilla Pinzetta recomenda práticas para aprimorar a reabilitação e a inclusão de pessoas com cegueira adquirida. Essas recomendações podem ser úteis para profissionais da área de reabilitação visual, educadores, familiares e outros envolvidos no processo de apoio a pessoas com deficiência visual.

A autora enfatiza a importância de recursos adequados e de uma perspectiva inclusiva para garantir uma experiência positiva de reabilitação e uma inclusão social plena.

O livro “Percepções de alunos com cegueira adquirida: um estudo de caso” oferece uma valiosa contribuição para o campo da reabilitação visual e da inclusão social.

Por meio da pesquisa de Priscilla Pinzetta, o leitor consegue uma compreensão mais profunda da experiência dos alunos com cegueira adquirida e de suas necessidades específicas.

A obra destaca a importância de um ambiente inclusivo, de recursos adequados e de uma abordagem personalizada para garantir a plena participação e o bem-estar dessas pessoas na sociedade. E a autora já tem alguns projetos para colocar o tema ainda mais em evidência com uma publicação inclusiva em 2024.

“Pretendo continuar a pesquisa no âmbito do doutorado, estou com projeto de lançar um livro infantil que vai ser publicado a tinta e em braile no próximo ano.”, contou Priscilla.

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Newsletter - Blog
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 - 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308