Blog da Editora Dialética

Pesquisadora Aline Albuquerque publica livro “Disclosure na Saúde” que ajuda nos ambientes de saúde para cultivar relações mais sólidas e confiáveis

Pesquisadora visitante do Departamento de Direito da Saúde e Gerenciamento da Universidade de Erasmus, Diretora da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente e do Instituto Brasileiro de Direito do Paciente. Pós-Doutora em Direitos Humanos do Paciente. | Foto: Arquivo Pessoal

 

A autora oferece uma visão analítica e cuidadosa sobre o Disclosure na Saúde, ensinando aos profissionais como implementá-lo na prática.

 

A pesquisadora Aline Albuquerque desenvolveu um estudo detalhado sobre como aplicar o disclosure na saúde, delineando cada etapa para estabelecer uma comunicação empática. Seu livro, “Disclosure na Saúde: Comunicação Aberta de Eventos Adversos”, é um marco histórico no Brasil, sendo a primeira obra a abordar essa temática e de forma acessível para todos. 

Como expressa a pesquisadora em sua obra, este livro é fundamental para todos os profissionais e gestores de organizações de saúde, bem como operadores do direito que atuam na área da saúde, pois propicia o conhecimento profundo acerca do disclosure e de suas implicações teóricas e práticas.

 

Para aprofundar seu entendimento sobre o Disclosure na Saúde, convidamos você para conferir a entrevista com a autora, Aline Albuquerque.

 

1- Qual foi a principal motivação por trás da criação do livro “Disclosure na Saúde: comunicação aberta de eventos adversos”?

R – A principal motivação para o desenvolvimento da pesquisa que originou o livro foi a percepção de que os pacientes e familiares são abandonados após a ocorrência de um evento adverso. Isto é, em um momento de extrema dor e fragilidade, os pacientes e familiares não recebem nenhuma informação e apoio, bem como são obrigados a acionar judicialmente profissionais e hospitais para receberem algum tipo de resposta e reparação.

 

2- Como o livro define o termo “disclosure” no contexto da saúde e por que é considerado um aspecto fundamental nas relações humanas dentro desse ambiente?

R – O disclosure é uma abordagem responsiva, oportuna e empática que abarca uma série de medidas. Essencialmente, o disclosure envolve a revelação acerca do que aconteceu, o pedido de desculpa e a adoção de medidas preventivas de eventos futuros. O disclosure é fundamentado em dois pilares éticos, a honestidade e o direito do paciente de saber o que aconteceu com ele, ambos são construtos sociais que preservam a coesão dos laços sociais em qualquer tipo de ambiente, principalmente nos sistemas de saúde, os quais são ineficazes quando os  pacientes não confiam nos profissionais e nos serviços de saúde.

 

3-  Como o livro aborda a questão psicológica relacionada ao disclosure na saúde, tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes?

R – O livro trata das necessidades dos pacientes e familiares após a ocorrência de um evento adverso, tal como a necessidade de apoio psicológico, tendo em conta que o dano sempre impacta negativamente sua vítima. Quanto ao profissional de saúde, quando também é uma vítima do evento adverso, sendo considerado uma segunda vítima, também precisa ser apoiado, principalmente pelos seus pares.

 

4- Quais são as implicações éticas abordadas pelo livro em relação ao disclosure na área da saúde?

R – O disclosure se fundamenta em dois pilares éticos: o dever de honestidade dos profissionais e  das organizações de saúde e no direito do paciente de saber o que aconteceu em seu cuidado. Não há como pensar no disclosure sem considerar primeiramente o que o fundamenta, pois sem essa compreensão ética, o disclosure se torna mais um protocolo ou check-list das organizações de saúde.

 

5- A sua pesquisa tem uma abordagem interdisciplinar quais são as áreas e qual a importância dessa integração?

R – O disclosure é uma abordagem complexa, o que pressupõe o estudo de diversas áreas, como direito, psicologia, bioética, gestão da saúde, políticas públicas e outras. Não há como compreender o disclosure sem atravessar essa complexidades que lhe é inerente, por isso o livro busca apresentar para o leitor esse amplo panorama.

 

6- Qual é a importância prática do conhecimento sobre o disclosure para os profissionais de saúde, gestores de organizações de saúde e operadores do direito que atuam na área da saúde?

R – O disclosure é uma abordagem prática, não apenas teórica, mas para ser aplicado, as pessoas precisam saber como fazê-lo. O livro propicia a aplicação prática do disclosure, ensinando todas as suas etapas e como estabelecer uma comunicação empática.

 

7- Como seu livro é  pioneiro nesta temática no Brasil, poderia compartilhar sua visão sobre a importância da abordagem do tema e como você espera que isso influencie os profissionais, instituição de saúde e outros setores?

R – Eu espero que o livro possa contribuir para disseminar o disclosure no Brasil, na medida em que a sua institucionalização, nas organizações de saúde e no Sistema Único de Saúde, acarretará uma resposta empática, oportuna e sustentável para a ocorrência de um evento adverso. Assim, o disclosure é positivo para todos os atores dos sistemas de saúde, pacientes, familiares, profissionais e gestores, portanto, o Brasil precisa avançar e institucionalizar o disclosure.

 

8 – O livro é acessível para leitores com diferentes níveis de conhecimento sobre o assunto?

R – O livro é acessível para todos os leitores que desejem se informar sobre o disclosure,  independentemente da sua formação profissional, pois é um livro interdisciplinar, que busca tratar dos diversos aspectos que permeiam o disclosure.

 

9- Em termos editoriais, sobre a publicação do seu livro, como foi a sua experiência no geral?

R – A minha experiência foi muito positiva.

 

Publique você também seu estudo com a Editora Dialética e dê mais visibilidade para a sua pesquisa.

 

V3 - 1 - Banner - Livro

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Newsletter - Blog
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 - 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308