Destinado a todos os interessados na questão do papel soteriológico da Igreja, a obra “Fora da Igreja não há salvação”: um antigo adágio à luz da Eclesiologia do Concílio Vaticano II”, do autor Fábio Cristiano Rabelo, publicada pela Editora Dialética, é uma pesquisa séria sobre o papel desempenhado pela Igreja na economia salvífica, ressaltando a importância do anúncio do Evangelho e redescobrindo a infinita misericórdia divina para os que não tiveram a oportunidade histórica de conhecer o projeto de Deus.
Esta obra se debruça sobre a seguinte pergunta: Como um Deus de bondade e de misericórdia, conforme crido pelos cristãos, pode condenar bilhões de seres humanos à perda e à danação por não fazerem parte de sua Igreja?
“Esta obra tem por objetivo esclarecer o sentido mais contemporâneo da sentença “Fora da Igreja não há salvação”, superando a mentalidade exclusivista e sectária de muitos grupos na Igreja que negam a salvação dos não cristãos e lembrar a outros movimentos que negam a relevância da Igreja no projeto salvífico de Deus a relevância do anúncio do Evangelho para o mundo”, explicou o pesquisador.
Isso, ressalta Fábio Cristiano Rabelo, é feito desde que seja respeitada a liberdade de consciência de cada pessoa a quem Deus interpela no mais íntimo de sua consciência. O pesquisador aponta que a salvação é um dom de Deus e não um ato da Igreja.
A Igreja se revela na história como o meio escolhido por Deus para dar a salvação a todo o gênero humano por meio da divinização de todos os seres humanos que acolhem o chamado deste Deus misterioso e amoroso feito historicamente em Jesus Cristo e executado pessoalmente em cada coração pelo dom do Espírito Santo
Fábio Rabelo/Foto: Arquivo Pessoal
Embora seja um livro com destinação ampla, “Fora da Igreja não há salvação”: um antigo adágio à luz da Eclesiologia do Concílio Vaticano II” exige algum preparo teológico e filosófico para adequada compreensão de algumas passagens. Contudo, a obra mostra-se adequada às pessoas que estejam dispostas a estudar o tema. Já que a temática é tratada à luz da eclesiologia do Concílio Vaticano II, muito caro aos católicos.
Constituída em 120 páginas, a obra traz um aprofundamento do significado do mistério da Igreja e das possíveis respostas do ser humano ao chamado divino em sua vida. Por fim, o autor apresenta e discute questões mais contemporâneas, como a relevância do anúncio do Evangelho e o diálogo inter-religioso em sua conclusão.
Sobre a experiência de publicação da sua dissertação de mestrado em livro, o autor explicou que está satisfeito com a publicação e com esperanças de que seu estudo renda frutos a ele e seus leitores.
“A área editorial da dialética se mostrou muito atenciosa e respondeu rapidamente às minhas solicitações. As correções e alterações foram rapidamente efetuadas. Espero ainda futuros desenvolvimentos desta relação e que a publicação e marketing do livro traga muitos frutos”, disse Fábio Rabelo.
Veja também a Live sobre o livro “Fora da Igreja não há salvação” no Canal do Youtube da Editora Dialética:
Você também tem alguma pesquisa ou estudo relevante a ser publicado como livro? Publique você também o seu estudo acadêmico e forneça material didático para a sua área de pesquisa. Clique aqui e converse com um de nossos consultores editoriais sobre como publicar sua tese e/ou dissertação como livro. Ou clique aqui e converse com um dos nossos consultores editoriais sobre como publicar seu artigo científico como capítulo de livro.