“O jovem que se tornou adulto em plena a Guerra Fria, em seus primeiros textos já impunha a sua voz. Seu olhar penetrava na realidade observável, revelando os resultados desastrosos da implantação concreta do ideário marxista, que considerava totalizante e totalitário. Pensador inquieto, cronista sagas, crítico severo e impetuoso, enquanto vivo impunha sua voz, influindo e pautando o debate cultural.”, assim a escritora Sonia Carvalho descreve o renomado crítico Jose Guilherme Merquior.
Atualmente advogada, Sonia iniciou sua carreira acadêmica cursando pedagogia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, uma das maiores e mais prestigiadas universidades do país e da América Latina, logo depois começou a faculdade de direito pela Universidade Candido Mendes – UCAM. No entanto, foi no mestrado em literatura e cultura, cursado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RIO que a escritora desenvolveu a sua pesquisa sobre Jose Guilherme Merquior.
Também diplomata e sociólogo o pensador brasileiro já falecido deixou, além de muitas obras literárias, um currículo extenso pautado por diversas atividades não somente no Brasil, mas em muitos outros países, como Paris, Alemanha e Inglaterra. No entanto, a fim de ultrapassar esse limite do Merquior que muitos conheceram e ouvem falar, Sonia busca apresentar em sua obra “Jose Guilherme Merquior: um liberal na era de Aquarius” uma faceta diferente do crítico.
Fui olhar com atenção meus livros e constatei que, entre muitos outros, havia, e há, vários de José Guilherme Merquior, por quem nutro uma admiração antiga. Recordei que lia os seus textos, acompanhava seus embates no famoso Caderno B do Jornal do Brasil. E senti curiosidade intelectual de saber mais sobre esse homem do conhecimento que eu admirava e admiro
Sonia Carvalho é pedagoga formada pela UERJ, graduada em direito pela UCAM e mestre em literatura e cultura pela PUC-RIO. / Foto: Arquivo Pessoal
Composto por 156 páginas, o livro se divide em 6 capítulos, nos quais Sonia explica que os desenvolveu com a pretensão de que cada um possa ser lido e entendido independente do outro. Neles, a autora perpassa por temas gerais que abrangem temas como a Guerra Fria e os governos militarista, assuntos muito analisados por Merquior e apresenta a vida do diplomata regada a detalhes, o que faz parte da compreensão de quem foi o pensador.
Para auxiliar na construção desse fato, a escritora contou com depoimentos de Leandro Konder, Sérgio Paulo Rouanet, Roberto Schwartz, Luís Costa Lima e muitos outros intelectuais que conviveram com Merquior. A autora conta que a ideia é apresentar o diplomata em plano geral, detalhando tudo sobre a sua vida, tanto o que já é de domínio público quanto outras descobertas que ela fez ao longo da sua pesquisa. Assim, foram surgindo os capítulos da obra. Sua intenção é promover ao público uma leitura dinâmica, de modo a parecer que Merquior está caminhando e sendo visto a cada capítulo por um ângulo diferente.
Além dos depoimentos, a pesquisa de Sonia contou ainda um grande referencial teórico para prestigiar a tradição merquioriana de constante diálogo. Intelectuais de diferentes origens, nacionalidades e visões político-ideológicas como, por exemplo, o inglês Terry Eagleton que, tal como Merquior, lança um olhar agudo e crítico acerca da Cultura, Norberto Bobbio, que foi um dos quadros mais lúcidos do Partido Socialista Italiano (PSI), além de ser um estudioso que confronta o senso comum, e o italiano Umberto Eco, pensador que estudas os signos, a modernidade e a cultura de massa, auxiliaram a autora em sua obra.
A autora entrega aos leitores uma obra rica em conteúdos de forma detalhada e de maneira dinâmica, sem deixar de passar a essência do que a produção pretende. Sonia explica que resgatar o pensamento do liberal José Guilherme Merquior e uma das suas maiores pretensões com este livro.
Merquior era um brasileiro de talento raro que, despido da arrogância de quem se imagina dono de um saber absoluto e inabalável, apostava na crença de que o debate é o espaço da livre circulação e do confronto das ideias, e o mais lúcido e eficaz caminho na direção do conhecimento
Sonia Carvalho é pedagoga formada pela UERJ, graduada em direito pela UCAM e mestre em literatura e cultura pela PUC-RIO.
O livro “Jose Guilherme Merquior: um liberal na era de aquarius” é a primeira obra publicada de Sonia, e a autora, sem afirmar se é uma continuação ou não dessa obra, conta que pretende lançar outro livro pela Editora Dialética. Ela conta que só tem a agradecer a todos da empresa por conduzi-la tão bem nessa experiência inédita e prazerosa que é a publicação de um livro.
Tem sido excelente, muito além de minhas expectativas iniciais. Tanto assim, que meu próximo livro, já em fase de acabamento, será ofertado à Editora Dialética para análise visando a publicação.
Sonia Carvalho é pedagoga formada pela UERJ, graduada em direito pela UCAM e mestre em literatura e cultura pela PUC-RIO.
A Editora Dialética busca não somente ajudar o autor a publicar sua obra, mas também fazê-lo se sentir bem durante toda a execução deste acontecimento, desde a transformação dos estudos acadêmicos em livro acadêmico até o processo de divulgação e apresentação da obra para o público.
Você também tem alguma pesquisa ou estudo relevante a ser publicado como livro? Publique você também o seu estudo acadêmico e forneça material didático para a sua área de pesquisa. Clique aqui e converse com um de nossos consultores editoriais sobre como publicar sua tese e/ou dissertação como livro. Ou clique aqui e converse com um dos nossos consultores editoriais sobre como publicar seu artigo científico como capítulo de livro.