Blog da Editora Dialética

Vozes da Igualdade: Uma Conversa com a autora Mayara Amorim sobre Políticas Públicas e ações antirracistas

Políticas Publicas Antirracistas
Mayara Amorim é autora e mestre em Direito pela PUC-Campinas. Integrou os grupos Laboratório de Estudos Étnico-Raciais Quilombo Oxé (USP), Direito e Realidade Racial (PUC-Campinas) e Jurisdição Constitucional, Democracia e Políticas Públicas (PUC Minas) e, além disso, foi conselheira de Promoção da Igualdade Racial.

 

No especial “Vozes da Igualdade”, a Editora Dialética tem o prazer de apresentar uma entrevista com Mayara Amorim, autora e mestre em Direito pela PUC-Campinas. Esta conversa ilumina as contribuições significativas de Amorim no campo das políticas públicas antirracistas, um tema explorado em profundidade em seu livro recentemente lançado, “Políticas Públicas Antirracistas – análises sobre racismo estrutural e programas de transferência de renda”

 

O livro não apenas aborda questões críticas sobre racismo estrutural e desigualdade socioeconômica racializada no Brasil, mas também propõe a ressignificação de políticas públicas, enfatizando a importância de focar em famílias chefiadas por mulheres negras. 

 

Mayara compartilha insights de sua pesquisa interdisciplinar, que abrange sociologia, antropologia e economia, e discute como suas descobertas podem influenciar o desenvolvimento social e a luta contra o racismo no Brasil.

 

Acompanhe-nos nesta jornada de conhecimento e reflexão:

 

Como a sua experiência no Laboratório de Estudos Étnico-Raciais Quilombo Oxé influenciou sua percepção sobre a necessidade de políticas públicas antirracistas no Brasil?

 

R: O Laboratório de Estudos Étnico-Raciais Quilombo Oxé trata-se de um grupo de estudo vinculado à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, sob a coordenação da Professora Dra. Eunice Aparecida de Jesus Prudente, Leticia Lé e André Cozer.

Nos estudos realizados, durante o período em que pude participar, debatemos grandes referências teóricas nacionais e internacionais, tais como: Lélia Gonzalez, Clóvis Moura, a própria Professora Dra. Eunice Prudente com suas contribuições pioneiras no âmbito do direito e relações raciais,  Jean Stefancic e Richard Delgado.

As perspectivas apontadas, as apresentações realizadas e os diálogos propostos contribuíram para construção,  percepção e refinamento da minha pesquisa de dissertação. Mas, para além dos estudos, o Laboratório de Estudos Étnico-Raciais Quilombo Oxé é um lugar de acolhimento e de segurança, baseado no debate sério e que entrelaça teoria e prática. 

Os grupos de estudos têm papéis fundamentais na condução e ajustes de  toda pesquisa, por isso, agradeço outros grupos de pesquisas e seus integrantes, importantíssimos na minha trajetória, como: ‘‘Direito e Realidade Racial’’ e “Direito e Realidade Social”, do Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e o Grupo de Pesquisa Estado e Direito no Pensamento Social Brasileiro da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo. 

 

Em sua obra “Políticas Públicas Antirracistas”, você discute o racismo estrutural e programas de transferência de renda. Poderia compartilhar como esses programas podem ser estruturados para combater efetivamente o racismo?

 

R: Nesta obra de pesquisa de dissertação em Direito, sustenta-se como hipótese que o critério universalista adotado por programas de transferência direta de renda é insuficiente para a redução das desigualdades sociais, na medida em que ignora ou considera parcialmente a questão racial.

Pela forma como os programas de transferência de renda são direcionados atualmente, pode-se afirmar que esses mantêm o status quo dos “vencedores”, isto é, grupos privilegiados pela formação histórica colonial do Brasil, em detrimento dos “perdedores”: os negros. Na atual configuração do sistema econômico que produz e reproduz a pobreza, a desigualdade racial tem importante função.

No que tange especificamente às políticas públicas antirracistas, destacou-se a importância e o potencial contributivo do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que realiza o cadastro socioeconômico da composição das unidades familiares destinatárias dos programas de transferência de renda.

Além disso, o uso metodológico da interseccionalidade para colocar em notoriedade os diversos eixos de subordinação que afetam os beneficiários, alinhado à gestão e execução das políticas públicas por meio da transversalidade e da intersetorialidade

 

Políticas Publicas Antirracistas
Aula de encerramento da disciplina de pós-graduação “Economia do Setor Público”/Foto: Arquivo pessoal

 

Como conselheira de Promoção da Igualdade Racial, quais avanços você observou nos últimos anos e quais são os maiores desafios que a população negra ainda enfrenta ?

 

R: No ano de 2018 , à época como conselheira municipal de promoção da igualdade racial (COMPIR), pude compreender a importância de se pensar as diversas perspectivas das políticas públicas, por meio de reuniões, intervenções escolares, diálogos com bases populares e participações em delegações.

Alguns avanços são notórios para a colocação dos efeitos do racismo na sociedade brasileira, tais como  inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena; instituição do Estatuto da Igualdade Racial; reserva de vagas para ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio; criação do programa especial para o acesso às instituições federais de educação superior e de ensino técnico de nível médio de estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas e de pessoas com deficiência, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio ou fundamental em escola pública, dentre outros.

Entretanto, alguns problemas persistem: a empregabilidade, no âmbito formal, da população negra; diferença salarial; o acesso e permanência postos de trabalhos de liderança e remuneração; desigualdades de acesso aos serviços públicos etc. 

 

O Dia da Consciência Negra é um momento de reflexão e luta. Na sua visão, quais são as principais reflexões que a sociedade brasileira deveria fazer nesta data?

 

R: As discussões e práticas antirracistas devem ser adotadas durante o ano todo. Notoriamente, trata-se de uma data importante (e política) para reforçar as ações antirracistas realizadas cotidianamente.

Neste contexto, torna-se primordial pensarmos sobre privilégios. O privilégio pode ser definido como uma “vantagem que alguém possui por fazer parte de um grupo social majoritário, não havendo nenhuma ligação necessária entre a posição social que o sujeito ocupa e a sua competência pessoal” (MOREIRA, 2020, p. 482). 

A autora Maria Aparecida Bento apresenta a ideia de pactos narcísicos e a branquitude, caracterizados por acordos tácitos e não formalizados. Nesses acordos, as pessoas brancas se beneficiam em razão de estruturas de poder e dominação, independentemente de se considerarem privilegiadas, alinhando-se à lógica meritocrática (BENTO, 2022, p. 77). Por isso, deve-se ter um debate sério, atento e com ações.  

 

Quais práticas antirracistas você considera mais eficazes para serem adotadas por instituições educacionais para promover a igualdade racial?

 

R: No âmbito educacional, cito algumas referências que contribuem para o debate, tais como: Conceição Evaristo, Sueli Carneiro, Nilma Lino Gomes,  Barbara Carine, especialmente com a obra “Como ser um educador antirracista: para familiares e professores” (2023). 

 

Pode nos dar exemplos de como as políticas públicas podem ser utilizadas para desmantelar o racismo estrutural em diferentes setores da sociedade?

 

R: São alguns exemplos em curso para o combate do racismo no país, no âmbito federal: Programa Nacional de Ações Afirmativas; Programa de Enfrentamento do Racismo Religioso e Redução da Violência e Discriminação contra Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Povos de Terreiros no Brasil; Plano Juventude Negra Viva; Programa Mulher Cidadã – cidadania fiscal para mulheres etc. 

 

Qual mensagem você gostaria de passar para os leitores no Dia da Consciência Negra, especialmente para aqueles que buscam ser aliados na luta antirracista?

 

R: A prática antirracista é uma forma de oposição ao racismo. Por isso, requer conhecimentos teóricos e práticos. O racismo hierarquiza corpos, razão pela qual está intimamente relacionado com o poder.

Logo, requer a implicação de todas as pessoas  sobre a centralidade do debate e seus efeitos, perpassando a esfera pública e privada. Neste sentido, há uma convocação para o agir em combate ao racismo. 

 

Como escreveu Maya Angelou:

 

Ainda assim eu me levanto

 

“Abandonando as noites de terror e medo

Eu me levanto

Para um amanhecer maravilhosamente claro

Eu me levanto

Trazendo as dádivas que meus ancestrais me deram, 

Eu sou o sonho e a esperança dos escravos.

Eu me levanto

Eu me levanto

Eu me levanto” 

(ANGELOU, 2020, p. 176).                                                

 

Texto escrito por Tais Terra

Publique livros

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Newsletter - Blog
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 - 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308