A Editora Dialética continua com o evento semanal “Seminário Dialética” e na próxima terça-feira (21) a programação, como nossos leitores já sabem, vai acontecer de forma 100% gratuita, ao vivo, online e com emissão de certificado para os participantes. O seminário acontecerá de forma on-line, por meio do canal oficial do Youtube da Editora Dialética. Quem mediará a programação, como de costume, é o professor e acadêmico Rafael Além Mello Ferreira e a convidada especial da semana é a Mestra em Direito, Pesquisadora, Professora, Advogada e Feminista Bibiana Terra, que trará uma discussão acerca do tema “A Carta das Mulheres Brasileiras aos Constituintes: o movimento feminista e a participação das mulheres no processo constituinte de 1987-1988“, tema também do livro de Bibiana publicado pela Editora Dialética.
Como posto na sinopse do livro “A Carta das Mulheres Brasileiras aos Constituintes: o movimento feminista e a participação das mulheres no processo constituinte de 1987-1988“, a Assembleia Nacional Constituinte de 1987 e 1988 representou um marco político-jurídico na transição democrática e no avanço dos direitos das mulheres no Brasil. Tendo por base o reconhecimento do papel desenvolvido pelo movimento feminista brasileiro nesse período, esta obra busca analisar a participação das mulheres e das feministas durante o último processo constituinte, que culminou na promulgação da vigente Constituição Federal.
Para tanto, são abordados o desenvolvimento do feminismo no Brasil, a atuação do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, as suas articulações para a elaboração da Carta das Mulheres Brasileiras aos Constituintes ? documento que, naquele momento, continha as principais reivindicações das feministas para o texto constitucional que passaria a ser redigido ? e a atuação conjunta das mulheres, das feministas e das deputadas constituintes da bancada feminina.
Além disso, o livro não apenas analisa os fatores relacionados a tal participação naquele período, mas também alcança o momento pós-constituinte, em que correlaciona os direitos que foram conquistados em 1988 e o que se tem hoje. Por fim, ainda propõe o constitucionalismo feminista como um dos meios de conseguir superar os desafios da igualdade de gênero em um Estado Democrático de Direito como o brasileiro.
O seminário valerá como atividade complementar para alunos, que receberão um Certificado de Atividades Complementares de 2 horas. Já para os profissionais que queiram acrescentar a atividade no Currículo Lattes, a Dialética vai disponibilizar um certificado de participação. Ao se inscrever por meio do formulário disponível na plataforma Sympla e participar do evento até o final, o participante terá direito a bonificação.
Participar desse seminário vai possibilitar aos acadêmicos e profissionais da área, além do fortalecimento e o desenvolvimento de conexões relevantes, adquirir novos conhecimentos importantes e essenciais para serem praticados na vida pessoal, profissional e acadêmica. Desse modo, será possível aperfeiçoar ainda mais estes pontos.
A Editora Dialética é a maior editora acadêmica do Brasil e uma das maiores organizações do setor editorial do país que preza, sempre, por auxiliar na vida acadêmica de quem segue ou quer seguir a carreira neste meio.
A Dialética possui parcerias nacionais e internacionais. São mais de 3000 livros publicados pela editora, entre eles as traduções, fruto da parceria entre a Editora Dialética com a Oxford University e outras editoras estrangeiras.
Para participar do evento, os interessados devem se inscrever de forma gratuita pela Simpla, e para saber mais informações e novidades sobre o evento, acompanhe a Editora Dialética por meio do Instagram @editoradialetica.