
No dia 17 de agosto de 2024, o Brasil perdeu um dos maiores ícones da televisão, Silvio Santos. A notícia de seu falecimento abalou o país e emocionou gerações que cresceram assistindo ao “patrão”. Como parte de uma homenagem especial ao lendário apresentador, o autor Tiago Ramos e Mattos, professor e doutor em língua portuguesa, foi convidado pelo Globo Repórter, programa da TV Globo, para falar sobre sua recente obra, “Silvio Santos Vem Aí: A Biografia-Reportagem do ‘Patrão'”, publicada pela Editora Dialética. A entrevista, transmitida em rede nacional, trouxe à tona memórias, histórias inéditas e um olhar profundo sobre as falas de um homem que marcou, para sempre, a cultura popular brasileira.
A experiência de escrever sobre um ícone
Já no início da entrevista, Tiago Ramos e Mattos, assim define o apresentador: “Silvio Santos é um homem bem sucedido, absolutamente inteligente, por trás do sorriso”.
Escrever a biografia de um homem como Silvio Santos foi, sem dúvida, uma tarefa monumental, e Tiago descreveu o processo com emoção. Sua dedicação à obra é visível em cada página, já que ela é fruto de uma tese de doutorado construída em quatro anos de estudo.
Publicada como livro, visa apresentar um novo gênero do discurso: a biografia-reportagem. Essa possibilidade nasce de uma intersecção entre os gêneros biografia e reportagem: sua concepção se dá a partir de um estudo aprofundado sobre autor e autoria do livro Silvio Santos – A trajetória do mito (2017), publicado pelo escritor e professor Fernando Morgado, sobre o animador de auditório mais querido do Brasil. O objetivo geral do trabalho consistiu em verificar como se dá, no gênero biografia-reportagem, as noções de autor e de autoria, quanto ao distanciamento ou à proximidade entre autor e biografado, mas principalmente, refletir em como a voz da personagem biografada influiu na composição narrativa e autoral do biógrafo autor.
Na ocasião, falou, com carinho, sobre as razões que o levaram a ter o empresário como tema de sua obra: “Ele tem uma representatividade nacional como o maior comunicador da TV brasileira. E eu estou falando de língua portuguesa. Não teria como eu falar de linguística e, até mesmo de literatura, sem analisar os enunciados de Silvio Santos”.
Reação de Silvio Santos
Em uma conversa de coração aberto e muito descontraída, conduzida pela jornalista e apresentadora Sandra Annemberg, Tiago relata como foi o seu contato com o próprio Silvio Santos e sua reação ao receber seu estudo em mãos, antes mesmo de ser avaliado e publicado.
“Eu escrevi meu telefone à lápis na contracapa da tese e levei até a casa dele. O jardineiro a recebeu. Então, estava na Marginal do Tietê, quando tocou meu telefone. Era um número desconhecido e, de repente, quando atendi, era o Silvio Santos. Ele disse: ‘Posso falar com o Tiago’? E eu: ‘Quem é’? Ele: ‘É o Silvio’. Aí eu: ‘Silvio Santos’? Aí, ele disse: ‘É. Você conhece outro Silvio’?”, relembra, em gargalhadas.
Para tornar mais emocionante sua história com o protagonista de seu enredo, Tiago conta que ainda pediu que ele ligasse na casa dele, para que tivesse testemunhas do ocorrido. Foi a mãe quem o atendeu. Emocionada, ela conta à apresentadora do Globo Repórter que tem uma história de vida com Silvio: “Fiquei muito feliz”!
Ainda com orgulho latejante no olhar, o professor revela: “Curiosamente, ele leu a minha tese antes da minha banca de doutorado. E eu recebi 10 dele antes da minha própria banca”.
Depois do livro publicado pela Editora Dialética, Tiago foi convidado pelo próprio Silvio Santos para uma visita em sua casa: “De repente, escuto passos e se abrem portas… E ele me recebe ali. Eu disse: ‘Silvio, deixa eu me beliscar pra ver se eu não estou sonhando’. Tudo isso foi mágico, foi um presente do maior comunicador da TV brasileira para um professor que gosta da educação básica e, de alguma forma, prestou uma homenagem e foi homenageado de volta”, conclui o autor, de forma comovida.
“Silvio Santos Vem Aí: A Biografia-Reportagem do ‘Patrão'” é mais do que uma simples homenagem; é um tributo a uma lenda que tocou a vida de milhões.
Se você deseja conhecer essa obra incrível, adquira o seu exemplar na loja virtual da Editora Dialética, clicando AQUI.
Para conferir a entrevista na íntegra, acesse o link: https://globoplay.globo.com/v/12833055/?s=0s
